Filmes Jurídicos

Alguns  filmes listados são baseados em fatos reais ou fictícios que tem origem no sistema da "Common Law" que é o direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante atos legislativos ou executivos, mas que servem de base à nossa realidade do sistema jurídico brasileiro. Há também sugestões de filmes nacionais jurídicos e históricos.
Boa escolha e bom filme!





                                         
 
Jennifer Connelly é uma alcoólatra que é abandonada pelo marido. Por não conseguir pagar as contas, sua casa vai a leilão. Um militar exilado do Irã consegue cidadania americana e vai para lá com sua família, comprando a residência. É aí que a briga entre os dois começa, já que a antiga dona quer seu lar de volta.




Um grito de liberdade - Inesquecível amizade entre dois homens incríveis. A tensão e o terror presentes atualmente na África do Sul são vivamente retratados nesta arrebatadora história dirigida por Richard Attenborough sobre o ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e um editor jornalístico branco liberal que arrisca a própria vida para levar a mensagem de Biko ao mundo.







Reunidas para o enterro da mãe, quatro irmãs - Selma (Gloria Pires), Regina (Andrea Beltrão), Laura (Paloma Duarte) e Lúcia (Lilia Cabral) - se vêem obrigadas a dividir muito mais que um amplo apartamento em Copacabana. Através da partilha dos bens - da venda do apartamento à divisão de um aparelho de chá de brinquedo - essas irmãs confrontam suas opções, destinos, estilos de vida, expectativas.


   Entre as antiguidades que integram a mansão herdada de uma tia, o Sr. Kinsky (David Thewlis) compõe sua música e se esconde atrás do brilhante verniz de seu piano. Até que chega sua casa Shandurai (Thandie Newton) que, fugida do regime ditatorial de um governo africano, passa a trabalhar em sua casa como empregada.








 Dois amigos que cresceram juntos em uma favela carioca fazem 18 anos e encaram as primeiras dificuldades da vida adulta. Acerola (Douglas Silva) tem um filho de dois anos para criar. Acostumado à liberdade, se sente amarrado pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Para Laranjinha (Darlan Cunha), o problema não é ser pai, mas não ter um pai. Decidido a encontrar o seu, ele começa a remexer o passado. Enquanto a dupla tenta resolver seus problemas, uma guerra sacode o perigoso mundo do tráfico à sua volta. 

 



Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman. (Powers Boothe)


Clyde Shelton (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e filha. Um dos culpados pelo crime é solto graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx). Anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficientes, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu grande objetivo é denunciar a corrupção no sistema judicial, nem que para tanto ele precise eliminar todos os envolvidos.





A Cor Púrpura - Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira.

 Diário de uma louca -Helen (Kimberly Elise) é casada com um marido rico, Charles (Steve Harris), e leva uma vida confortável. O mundo feliz de Helen rui quando Charles admite ter um caso com uma mulher perturbada, o que faz com que ela volte a viver com sua avó Madea (Tyler Perry) e seu primo Brian (Tyler Perry). A dupla ajuda Helen a superar a traição do marido, o que é auxiliado pela chegada de Orlando (Shemar Moore) ao local.





     Biografia do famoso líder afro-americano (Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve preso descobriu o islamismo.









Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma naçao de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba (Tony Tornado), príncipe africano e futuro líder de Palmares.  

Após a morte de um soldado em uma base militar, o jovem advogado Tenente Daniel Alistair Kaffee tenta descobrir a verdade por trás dos fatos. Negando um acordo, ele suspeita que pode ter havido uma punição extra-oficial ao soldado.
1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que temJohn Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.
Olivier (Michael Douglas) e Barbara (Kathlenn Turner) Rose estão juntos há 18 anos. Agora Barbara quer o divórcio, mas o problema é decidir quem fica com sua luxuosa mansão, nenhum dos dois quer ceder um milimetro.
Chris Gardner (Will Smith) é um homem de família lutando para sobreviver. Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, a mãe (Thandie Newton) de seu filho de cinco anos Christopher (Jaden Christopher Syre Smith) está constantemente sobre uma forte pressão financeira. Sem condições de suportar a situação, ela relutantemente decide partir.
Após a pressão de uma senadora (Anne Bancroft) de idéias aparentemente feministas, uma oficial (Demi Moore) torna-se a única mulher em um grupo de elite da Marinha Americana e no treinamento terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional, com poucos acreditando que ela possa vencer. Na verdade alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso.

Um ambicioso e bem-sucedido advogado, o especialista em divórcios Miles Massey (George Clooney), conhece Marylin (Catherine Zeta-Jones), uma caçadora de maridos ricos que arma seus divórcios para abocanhar suas fortunas.
Há 30 anos atrás, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra.







Andrew Beckett é um advogado promissor de uma grande firma, que é demitido quando descobrem que ele tem AIDS. Ele procura Joe Miller, um advogado negro, para processar a empresa.









Um casal que se ama, mas está em crise financeira, recebe uma proposta indecente de um milionário excêntrico: se a bela esposa aceitar ir para a cama com ele por uma noite, os dois ganharão US$ 1 milhão.

Um canto de esperança -
Durante a Segunda Guerra, na Sumatra, mulheres ocidentais aprisionadas em campo de concentração japonês vencem as barreiras da língua e das nacionalidades unindo-se para formar um coral. Inspirado em fatos reais.







Separados Mas Iguais é um poderoso retrato de duas magistrais interpretação… uma história inspiradora e verídica sobre um dos marcos mais importantes na história dos direitos humanos.









VERÔNICA é professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre.
Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos.
Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto.




Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto.








Nina é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Leroy impressionado.

TINA -Anna Mae Bullock (Angela Bassett), o verdadeiro nome de Tina Turner, nasceu em 26 de novembro de 1938 em Nutbush, Tennessee, e desde criança mostrava inclinação para a música no coro da igreja, apesar de seu estilo não ser muito apropriado para o local. Ela também muito cedo foi abandonada pela mãe e criada pela avó até a morte dela, quando tinha 16 anos.

Para transformar a revista na bíblia da moda de Nova York e, portanto, da moda mundial, Miranda não deixou pedra sobre pedra em seu caminho, inclusive uma longa lista de assistentes que não conseguiram se manter no posto. É um emprego ao qual só sobrevive quem não tem respeito próprio e, no entanto, é uma oportunidade pela qual um milhão de jovens mulheres em Nova York matariam para conseguir.